domingo, 5 de abril de 2015

Conjunto de fortes de Salvador incluídos em lista da Unesco

Forte de São Marcelo e  Salvador ao fundo (Rita Barreto/Bahiatursa/Setur)


Quer mais um bom motivo para conhecer Salvador? Lá vai. A capital baiana, a primeira do Brasil, é rica em patrimônio histórico e agora o seu conjunto de fortificações, juntamente com os de outras cidades baianas e de mais nove estados brasileiros, acaba de ser indicado como patrimônio da humanidade.

Estes bens culturais e históricos foram incluídos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na Lista Indicativa brasileira do Patrimônio Mundial, em 2015.

As fortalezas brasileiras foram construídas dentro de um plano de ocupação portuguesa do território da colônia. O objetivo era garantir a posse a segurança da terra. Desde a sua fundação que Salvador teve a vocação de cidade-fortaleza enfatizada.

Ícone de Salvador: Forte de Santo Antônio da Barra (Max Haack/Agecom)


A determinação do rei de Portugal ao governador-geral Tomé de Souza, no final de 1548 quando ele embarcou em direção às terras da colônia, era a de que a nova capital da colônia fosse construída em local seguro e protegido por canhões. O primeiro forte, no entanto, só foi erguido entre 1583 e 1587 - o de Santo Antônio da Barra, que só ganhou o famoso farol em 1698 quando a fortaleza foi reedificada.



Passeio do S. Marcelo é o mesmo do M. Modelo (Silvianasci/salvadoremumdia)


A partir do século seguinte, em 1650 foi erguido no ilhéu localizado na Baía de Todos os Santos o Forte do Mar (o São Marcelo, cujas plantas foram similares às do Forte de São Lourenço, na foz do Rio Tejo, defronte a Lisboa). Depois vieram os de Santo Antônio da Barra (onde está o famoso farol) e o de Monte Serrat.


Do lado direito do Porto da Barra fica o Santa Maria (Tereza Torres/Setur)


Ainda seguindo na proposta de defesa surgiram os fortes de Santa Maria e de São Diogo, na Barra, além do Forte do Barbalho (que tinha o nome de Forte do Rosário), o Forte de São Pedro, no Campo Grande, o da Gamboa (em ruínas), na praia de mesmo nome na encosta de Salvador, e o Forte de Santo Antônio Além do Carmo, este transformado em centro cultural destinado, entre outras coisas, à preservação da capoeira.

Os demais estados que terão seu conjunto de fortalezas tombados são o Amapá, Amazonas, Roraima, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Também foram incluídos na lista indicativa da Unesco outros bens culturais e históricos: os Geoglifos do Acre (AC), Teatros da Amazônia (AM e PA), Itacoatiaras do Rio Ingá (PB), Barragem do Cedro nos Monólitos de Quixadá (CE) e o Sítio Roberto Burle Marx (RJ)

Patrimônio Mundial. A lista de patrimônios mundiais é um esforço internacional de valorização de bens que, por sua importância como referência e identidade das nações, possam ser considerados patrimônio de todos os povos. O objetivo é incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a toda a humanidade (Portal Brasil).

Serviço. Roteiro.
Veja algumas sugestões de como conhecer os fortes de Salvador.

Forte de São Marcelo - Faz parte do roteiro básico da cidade. Localizado defronte ao bairro do Comércio, pode ser visto a partir do mirante da Praça Municipal (ideal para quem quer belas fotos da Baía de Todos os Santos). Seu passeio é conjugado com a visita do Centro Histórico e do Mercado Modelo, descendo pelo Elevador Lacerda. É um ícone da cidade. Só existem três de sua categoria (formato circular, cercado de água), e um deles é o Forte de São Lourenço, em Portugal. O outro fica na costa da África. Não está aberto a visitação, mas existem projetos neste sentido. Está em reforma.

Pátio do Forte de Santo Antônio da Barra (Tatiana Azeviche/Setur)


Forte de Santo Antônio da Barra - Localizado no bairro da Barra, orla de Salvador, neste passeio podem ser conhecidos três dos fortes da cidade: este, o de Santa Maria e o de São Diogo. Nele fica instalado o nosso famoso farol. É aberto a visitação, mas com o pagamento do ingresso para o Museu Náutico, que funciona de terça a domingo, das 8h30 ás 19h. Atrás deste forte, todos os dias, moradores se reúnem para ver (e aplaudir) o pôr-dos-sol. Quem quer um lugar privilegiado para ver o espetáculo, pode ir até o pátio do forte. Ingresso: R$ 10.

Museu Náutico (Tatiana Azeviche/Setur)


Forte de São Diogo - Localizado no lado direito da praia do Porto da Barra. Será transformado em espaço cutlural para abrigar obras do artista plástico Carybé (Saiba mais sobre a requalificação aqui).

Forte de Santa Maria - Localizado no lado esquerdo da praia do Porto da Barra. Passará por reforma e será transformado em espaço cultural para abrigar as obras do fotógrafo Pierre Verger (Saiba mais sobre a requalificação aqui).

Forte de Monte Serrat visto da Baía de Todos-os-Santos (Tatiana Azeviche)


Forte de Monte Serrat - Localizado na Cidade Baixa. Pode ser visitado em um passeio conjugado com atrações da Cidade Baixa, cujo passeio pode começar pelo bairro do Comércio (almoço do Mercado Modelo, por exemplo) e seguir para o Santuário de Irmã Dulce, a Igreja do Bonfim, a Ponta de Humaitá, a Sorveteria da Ribeira, a Igreja da Boa Viagem. É um dos locais para ver o pôr-do-sol.

Forte de São Pedro - Localizado no centro da cidade, logo após o Campo Grande. Tem uso militar e não pode ser visitado, mas no passeio em direção ao Centro Histórico, o turista passa por ele.


Forte de Santo Antônio Além do Carmo (Manu Dias/GovBA)


Forte de Santo Antônio Além do Carmo - Localizado no bairro do mesmo nome, no Centro Histórico de Salvador. É um passeio para quem tiver ânimo para continuar conhecendo o Centro Histórico que existe além do Largo do Pelourinho. Sugiro o passeio à tarde, seguindo pela Rua Direta do Santo Antônio. Pode ser conjugado com visitas a atrações que começam no Carmo e vão até o final do bairro, com direito a fim de tarde em um dos restaurantes do Santo Antônio com vista para a Baía de Todos os Santos. Conhecido como Forte da Capoeira, funciona de segunda a sexta, das 9 às 17 horas e a entrada é gratuita.

(Fonte: Com  informações do Portal Brasil e do livro "Conhecendo a História da Bahia", de Antonietta d'Aguiar Nunes, Quarteto Editora, 2013. Fotos: Silvianasci/salvadorem um dia, Agecom e Setur Bahia)

Nenhum comentário: