quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Casa de Jorge Amado será reaberta no dia 7

Bellintani, Myriam Fraga, da FCJA, e João Jorge Amado (Agecom/divulgação)


Um sonho de Zélia Gattai se tornará realidade no próximo dia 7 de novembro. Depois de 11 anos fechada, a Casa do Rio Vermelho (que foi título de um dos livros de memórias da escritora) finalmente será reaberta - em novembro - como um memorial em homenagem à ela e ao famoso escritor baiano Jorge Amado.

Localizada no número 33 da rua Alagoinhas, o imóvel foi reformado pela Prefeitura de Salvador em parceria com a Fundação Casa de Jorge Amado e a família do casal de escritores. O investimento na reforma chegou a R$ 6 milhões, entre recursos públicos e dos patrocinadores Bradesco, Iguatemi, Grupo LM e Unijorge, informa a Prefeitura.


"Ela custou a querer sair da casa, o que só aconteceu depois que teve um problema de saúde. A partir daí decidimos transformar o imóvel em um memorial. Fomos buscar apoio para isso. Recebemos muitas promessas, mas nada se concretizou. Finalmente eu e Paloma (Amado, a outra filha do casal) cansamos e resolvemos desistir. Mas nossos filhos tomaram a frente e apresentamos um projeto em 2012, depois que vendemos algumas obras de arte e conseguimos fazer uma ação emergencial para evitar que a casa desabasse", lembrou João Jorge Amado, ao falar da ideia de Zélia.

Quem quiser saber mais sobre os anos em que a família viveu na residência, precisa ler o livro de Zélia Gattai. Em crônicas, sem uma linha temporal direta, ela conta como foi tomada a decisão de mudar do Rio de Janeiro de volta para a Bahia, a procura por um lugar para a casa, e, depois, casos de visitantes famosos, do jardineiro que ajudou a plantar e cuidar do pomar, dela, de Jorge e dos filhos. 

A casa foi comprada nos anos 1960 com dinheiro da venda dos direitos do livro “Gabriela, Cravo e Canela” (1958) a MGM. Entre as visitas ilustres destacam-se Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Roman Polanski, Jack Nicholson, Sartre e Simone de Beauvoir.

O memorial terá documentos, cartas, móveis, áudios, vídeos. O secretário de Turismo do município, Guilerme Bellintani, recomenda que o visitante vá mais de uma vez ao lugar. "São mais de dez horas apenas de vídeo, o que torna impossível conhecer tudo que o imóvel apresenta em uma visita", afirmou.

A solenidade de abertura da Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai acontece no próximo dia 7 de novembro, às 15h. Nos dias 8 e 9 a casa vai receber apenas convidados. Durante um mês, período de ajustes e treinamento de pessoal, o imóvel estará aberto aos visitantes às sextas, sábados e domingos. Após isso, funcionará de terça a domingo. O acesso custará R$ 20 a inteira. (com informações e foto da Agecom)

Nenhum comentário: