segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Capoeira pode ganhar título de patrimônio da humanidade


Capoeiristas 'jogam' no Terreiro de Jesus (Foto: Silvianasci/Salvadoremumdia)
A luta dos mestres Vicente Francisco Ferreira - Pastinha (1889-1981) e Manoel dos Reis Machado - Bimba (1900-1974) em prol da arte marcial brasileira não foi em vão. A boa notícia é que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) escolheu a capoeira para representar o Brasil na eleição dos próximos bens da Humanidade.

A eleição acontecerá na França, em outubro. A mesma condecoração já foi obtida, em nosso país, pela imagem do Cristo Redentor, localizada no Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro desde o ano de 2012. Leia a notícia completa no site do jornal O Dia.

Para quem está em Salvador, há vários locais para ver os mestres capoeiras exibindo a sua arte. O Terreiro de Jesus, no Centro Histórico, é um deles. Diariamente, capoeiristas, como os do grupo do Mestre Macaco (foto), fazem exibição para os moradores e turistas que visitam a capital baiana. A academia do Mestre Bimba (capoeira regional) fica no bairro do Nordeste de Amaralina, e a do Mestre Pastinha (capoeira Angola), no Pelourinho.

Nenhum comentário: