sexta-feira, 4 de abril de 2014

Estrada do Chocolate está sendo projetada na Bahia

O passeio será feito à base de muita degustação (Tatiana Azeviche/Setur)

Levar os turistas para conhecer o processo de produção do cacau e do chocolate, com visitas às fazendas, fábricas e lojas. Este é o objetivo da Estrada do Chocolate que está sendo projetada na Bahia. 
O roteiro, com 40 quilômetros de extensão, vai de Ilhéus a Uruçuca, no sul do estado, e o projeto prevê a implantação de dois pórticos: um na Terra de Gabriela e outro na BR-101. Entre os atrativos, há reservas de Mata Atlântica, natureza, rios e cachoeiras, além das localidades históricas, com monumentos e casarões dos séculos XVIII e XIX.

Os passeios serão no melhor estilo do turismo rural (João Ramos/Bahiatursa)


De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (setur), o município de Ilhéus, localizado a 430km de Salvador, quer se tornar uma referência como destino turístico dos amantes do chocolate. Com cinco fábricas, sete marcas do produto e pelo menos cinco fazendas de cacau aptas para a visitação, o novo produto facilitará a comercialização do roteiro junto a agentes e operadores de turismo.

Os turistas vão conhecer o cacaueiro... (João Ramos/Bahiatursa)

O secretário do Turismo, Pedro Galvão, reuniu-se com o prefeito Jabes Ribeiro e o titular do Turismo de Ilhéus, Alcides Krushevsky, para discutir os termos de formatação da Estrada do Chocolate como produto. Galvão comprometeu-se em oferecer capacitação aos representantes do município - tanto do setor público quanto o privado. "Também vamos atuar na promoção e divulgação do atrativo nos nossos mercados emissores. Acredito que esse novo produto vai dar um novo incentivo a Ilhéus como destino", explicou o gestor da Setur.

...e os casarões antigos das fazendas de cacau (Rita Barreto/Setur)

Atualmente, algumas fábricas e fazendas já recebem turistas, mas a visitação ainda não ocorre da maneira ideal, segundo Alcides Krushevsky. Ilhéus recebe cerca de 300 mil turistas por ano. (Fonte: Setur)

Adicional do passeio: conhecer a terra da Gabriela de Jorge Amado

Nenhum comentário: